domingo, 25 de dezembro de 2011

Carta 43


Oi mãe,  como eu queria saber como a senhora está.
Todos os dias eu tento imaginar como a senhora estaria se estive com a gente, como seria fisicamente. Acho que uma das coisas boas em falecer ainda jovem é que a imagem que temos da pessoa é sempre essa: jovem. Claro.
Não vimos a senhora envelhecer de verdade, não vimos as marcas da idade em seu rosto, aquelas tradicionais manchinhas que o tempo causa nas mãos, não vimos seu corpo enfraquecer, dar certos sinais, nada disso. Eu acho que isso até  foi bom, gravamos na memória apenas aquela imagem da mulher linda (pois pra mim a senhora era lindíssima, elegante e maravilhosa), da mulher forte e sempre bem disposta.
A senhora não esperava meu pai falar em fazer algo, simplesmente ia la e começava a fazer. Também não passava seus dias de pernas pro ar, todos os dias estava sempre entretida com seus afazeres, crochê, tricô, as plantas, igreja, sempre tinha algo. Ou seja: ser feliz lhe consumia o tempo para qualquer outra coisa!

“…Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um
verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...”

Bom mãe hoje é Natal.Mais um sem você, na verdade é nosso quarto Natal separadas. Quando a gente perde quem se ama perde um pedaço do coração, quando você ama de verdade alguém seu coração não é só seu mas também passa a ser de outra pessoa. O meu coração ta distribuído por ai..rs...mas uma boa parte era seu, só seu.

Eu ainda estou feliz mãe e acho que essa felicidade vai durar pra sempre, como a senhora sempre sonhou pra mim. Eu só espero que esteja feliz com minha decisão, mas creio que esteja porque te conhecendo como eu conheço, se não estivesse contente já teria feito Deus te liberar pra poder conversar comigo em meus sonhos, especificamente sobre essa minha felicidade.

É totalmente engraçado como a vida é. Tão cheia de surpresas, tão cheia de enigmas ou eu deveria dizer que Deus é cheio de surpresas e enigmas? Esses dias minha felicidade me disse que a vida foi boa com ele esse ano por causa de mim e que ele deveria agradecê-la, ou algo assim, e eu disse a gratidão não é a vida, mas sim a Deus, ai me veio à surpresa, minha felicidade me disse que se Deus é vida então ele podia agradecer a vida que estaria agradecendo a Deus. Eu nunca tinha olhado esse pensamento dessa forma. E eu, na minha tão grande sabedoria filosófica...rs..tive que reconhecer o quanto minha felicidade estava certa.

Eu também preciso agradecer a vida, ou a Deus! E muito. Nada no ano de 2011 foi tão bom quanto o prazer de ter conhecido minha felicidade. Quer dizer, conhecido não, como eu disse a senhora na carta anterior: reconhecido. Eu não achei quem eu estava procurando mas sim que estava procurando por mim. Hoje a felicidade da tia Renete e do tio Carlos por mim e pelo Murilo me fez tão feliz. Como pode uma família toda estar feliz por duas pessoas? Normalmente sempre tem um pra não ficar...rs..ou pra ser alheio a essas coisas. Bom , eu sei de alguém que acha que isso tem tudo pra dar errado mas...essa pessoa não é da família, então não conta..rs.

Eu li no dicionário o que é felicidade, ai estava escrito assim: um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Bom inquieta as vezes ainda sou, mas tranquilamente digo que não é por que estou infeliz, pelo contrario, eu estou tão feliz que isso também me deixa inquieta, mas realmente entrei num equilíbrio físico e psíquico e isso é algo bom demais, todo mundo devia experimentar e saber como é.

No amor a gente não sofre pelas coisas vividas mas sim pelas coisas que se sonhou e não se viveu. Hoje eu sonho e vivo. Ou seja: não sofro.

…”A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas...”
(Clarice Lispector)

Então se eu parar pra pensar eu simplesmente sou feliz!!! Choro como ninguém, já me machuquei demais e não estou livre de me machucar novamente, nunca desisti, sempre tentei e eu sempre reconheci a importância de cada pessoa que passou e passa pela minha vida, até as piores me deixa bons ensinamentos.

É... essa é a vida, uma caixinha de surpresas, jamais igual a caixa de pandora. Ainda bem. Mas uma grande caixa de surpresas e que todos os dias eu teimo em abrir, eu quero abrir. Tem dias que de lá sai muita felicidade, mas há dias que inevitavelmente eu choro por tanta saudade, dor, desespero, tristeza, sei la...eu choro. Mas eu continuo feliz, pq minha felicidade ainda tem nome e sobrenome.

Murilo, eu já agradeci a você por você existir? Não? Então, muito obrigada por você existir e por escolher a mim para fazer parte dos seus dias.

Preciso ir.
Mãe Feliz Natal, nunca esqueça, pelo amor de Deus: eu te amo sim mas muito mais do que eu te amei ontem e muito menos do que eu serei capaz de te amar amanha.Nunca duvide disso, esteja a senhora onde estiver, não duvide de mim mãe pois o que meu amor pela senhora não é amor pra se por em dúvida.
P.S. : acabei de ler no meu face o que minha irmã escreveu em uma foto que tiramos ontem (24/12/2011)  - “é maravilhoso estar com vcs...”
                              Eu respondi: Ai Tata, nem me fale, qdo vcs estão aqui é como se aquele grande pedaço que falta no meu coração, no coração de vcs, estivesse completo, vc sabem  de quem eu falo...é como se ela estivesse com a gente.